quarta-feira, 21 de março de 2012

Nem a Primavera já é o que era...

Normalmente sería hoje, dia 21 de Março, que se dava início à migração das andorinhas, ao nascer das flores, das plantas, das folhas das àrvores. Sería quando as abelhinhas começariam a procurar o pólen para fabricar o mel. O amor começaría a andar no ar e a boa disposição começava a surgir.

Pois não. Da mesma forma que hoje em dia as meninas com 12 e 13 anos começam a pintar-se e a sair à noite (já vi com estes olhinhos!) também a Primavera revelou a sua rebeldia e começou a sair do armário mais cedo. Não gosto, pronto. Tudo o que conhecemos está a mudar...a forma como aprendemos a escrever já não vale (facto é fato, pode ser com gravata ou não, depende se se referir ou não a um acontecimento), as contas de somar e subtrair já não são ensinadas da mesma forma e agora até a Primavera deixa de ser dia 21.

A culpa é do equinócio!

"Em 2012 o Equinócio da Primavera ocorre no dia 20 de Março às 5h14m. Este instante marca o início da Primavera no Hemisfério Norte. Esta estação prolonga-se por 92,75 dias até ao próximo Solstício que ocorre no dia 21 de Junho às 00h09m. Os instantes estão referenciados à hora legal.

Equinócio: instante em que o Sol, no seu movimento anual aparente, corta o equador celeste. A palavra de origem latina significa "noite igual ao dia", pois nestas datas dia e noite têm igual duração. "

Assim que o equinócio este ano foi mais cedo. E prevê-se que com o passar dos anos se vá adiantando cada vez mais.

Enfim...não sou da velha guarda, mas custa-me ver que aquilo que aprendi na escola já não é uma verdade verdadeira...



1 comentário:

Coisas Boas disse...

Engraçado...também não me considero menhuma velha do restelo...mas confesso que também me faz confusão.
Bj